07 julho 2017

Refletindo sobre trabalho na Irlanda


Subemprego X Profissão: nossa opinião em relação ao trabalho na Irlanda

A questão do trabalho na Irlanda para brasileiros continua sendo um dos grandes desafios para quem decide vir para cá, seja para estudar ou morar definitivo. Eu diria que no mínimo 90 % dos brasileiros que estão aqui não conseguem exercer a profissão que tinham no Brasil e eu e a Fran somos a prova disso.
A questão de não termos um inglês fluente e até por sermos imigrantes, querendo ou não, rola preconceito sim. Acho muito importante a galera ficar ciente disso antes de vir pra Dublin, pelo menos quem vem com a necessidade de trabalhar pra se manter no intercâmbio. Muitas vezes as oportunidades que vão aparecer são: cuidar de crianças, fazer limpeza, garçom, auxiliar de cozinha, barista, como aconteceu com nós: a Fran como já tinha experiência e referência como Au pair (cuidar de crianças) continuou na mesma área. Eu trabalhei de kitchen porter (porteiro de cozinha) em 2012/2013, que nada mais é lavar as louças, onde eu trabalho pelo menos, o pessoal passa o tempo inteiro na máquina de lavar. Voltei para o mesmo serviço em 2016, hoje depois de 1 ano trabalhando na cozinha de um asilo, já estou exercendo a função de kitchen assistant que seria um auxiliar do chefe de cozinha, o serviço não é ruim porém, não tem final de semana, quem trabalha com comércio e restaurantes, é difícil conseguir sábado e domingo de folga. Eu sempre presei muito pelo meu final de semana, no Sul a gente trata como um ritual o final de semana, sábado lavar o carro, sair com os amigos pra almoçar, de noite sair com a namorada e no domingo aquele churrasco na casa dos pais (às vezes sinto falta disso). Eu e a Fran viemos pra Dublin com a cabeça aberta, sabendo que não seria fácil quando o assunto fosse trabalho e acho que estamos lidando bem com isso, porém já traçamos nossas metas e estamos trabalhando pra alcança-las.

Hoje estamos fazendo o processo para ter a carteira de habilitação irlandesa - não parece mas é um plus a mais no seu CV.

Eu trabalhava como vendedor externo no Brasil e gostaria de trabalhar nessa área, portanto preciso da habilitação e claro, nem preciso dizer que o inglês tem que estar voando né? Por isso continuar estudando e fazendo cursos de inglês conta muito - estudar inglês aqui nunca é demais. A Fran está fazendo cursos na área de nutrição, até porque como eu disse no início, é muito difícil exercer sua profissão mas não é impossível e como todos sabem, somos brasileiros e não desistimos nunca, se já chegamos até aqui, acredito que seja uma questão de tempo e perseverança pra conseguirmos atingir nossos objetivos na área profissional.

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!