13 maio 2012

Importância profissional de um intercâmbio

O intercâmbio cultural traz o diferencial à vida pessoal e profissional de quem opta por essa experiência.

As empresas hoje precisam de profissionais versáteis e adaptáveis, que possam ser transferidos para outros setores da empresa ou até mesmo outros estados e países, sem sofrer com a mudança. Além disso, em função da globalização, todo profissional precisa ser fluente no inglês. Quando uma pessoa apresenta no seu currículo que morou no exterior, automaticamente já preenche esses dois requisitos. Logo, torna-se um profissional ou candidato à vaga, diferenciado, porque ao morar no exterior, o intercambista aprende que terá que se virar para fazer as coisas e não terá pai, mãe ou familiares por perto para fazer por ele. Essa é a primeira lição. Ele também entende que terá que se adaptar a uma nova cultura e pessoas, e não o contrário. Isso o fará mais flexível, tolerante e adaptável. Portanto, além da fluência no idioma, a pessoa volta mais madura e preparada para a vida.
De acordo com revista Forbes Magazine, na contratação de novos profissionais, as empresas globais procuram contratar pessoas com capacidade de se adaptar, ser versátil, ser pró-ativo e ser capaz de executar tarefas com padrões elevados mas com supervisão baixa.
Vale lembrar que o programa de intercâmbio não é a viagem de férias para a Disney. O intercâmbio é a realização de uma viagem ao exterior para adquirir mais conhecimento de lugares diferentes do mundo, fazendo amizades e contatos, além de aprofundar o conhecimento em outras línguas e idiomas. Através de um intercâmbio você consegue estudar fora do país, conhecer a cultura de outra nação, visitar lugares e destinos turísticos diversos do mundo todo, engrandecer o currículo com uma experiência internacional. 
“Uma pesquisa do Grupo Catho, feita com 9.484 executivos de todo o Brasil, mostrou que a fluência na língua inglesa causa forte impacto na remuneração desses profissionais. Para os cargos executivos mais altos, como os de gerente e diretor, por exemplo, mostrar conhecimentos do idioma pode proporcionar um salário até 28% maior em comparação aos funcionários que falam apenas português.” (Jornal 247)

Tá, mas e estudar o inglês apenas em escolas de idiomas no Brasil não serve? 
Não, pois com o intercâmbio muitos pontos serão automaticamente agregados aos seu currículo, como por exemplo: consciência de que fato a língua foi praticada em todos os sentidos (escrita e conversção); houve contato com outras culturas; tem sinais de maturidade e independência por ter tomado a decisão de ir morar sozinho(a). 

Até a próxima...

Postado por: Franciele Susin Baldissera


0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!