25 maio 2012

Passaporte: procedimentos para emissão

O Passaporte é um documento de identidade emitido pelo Departamento da Polícia Federal que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado em particular e requisita permissão em nome do mesmo ou do governo emissor para o indivíduo poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

No dia 06 de julho foi anunciado novas mudanças em relação à emissão do passaporte. O passaporte  passa a ter 10 anos de validade. Confira as mudanças aqui e aqui.
Acesse o site http://www.dpf.gov.br/ e clique no link requerer passaporte. Em seguida preencha seu cadastro, emita a guia para pagamento (não pode ser escolhida data de pagamento) e após, faça seu agendamento.
Imprima seu protocolo, GRU (guia de recolhimento para união - guia para pagamento) e no dia do seu agendamento dirigir-se ao postos de atendimento da Polícia Federal munido de toda a documentação necessária e do formulário impresso com seus dados pessoais.

O custo para fazer o novo passaporte é de R$ 257,25. R$ 156,07 (valor que paguei em dezembro de 2011). 

Documentos necessários - ORIGINAIS
  • Carteira de identidade (RG) 
  • Título de eleitor com os comprovantes de voto da última eleição (1º e 2º turno), na falta de votos trazer um Certidão de Quitação Eleitoral. 
  • Certidão de casamento. Se houver averbação, atualizada. 
  • CPF 
  • Comprovante de situação militar (até o ano que completar 45 anos) 
  • Certidão de nascimento para menores de 12 anos 
  • Passaporte anterior, quando houver. Válido ou não. 
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU
  • Para menores de 18 anos apresentar a Autorização para emissão de passaporte para menor. Esse documento encontra-se no site, no link – documentos para menor de 18 anos. Na ausência de um dos pais trazer assinatura autenticada em cartório. Menor de 3 anos trazer uma foto 5x7, colorida, recente, sem data e com fundo branco.

O passaporte será entregue 6 dias úteis após a confecção.

Dica: façam isso com muita antecedência, pois tem agências de viagens que não permitem fechar o curso se o intercambista ainda não tem o passaporte.

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!