08 agosto 2012

6 dias... e hora de fazer as malas (Parte 1)


Hoje me dei conta que faltam somente 6 dias... isso mesmo 6 dias para o embarque... A ficha agora está caindo um pouco mais depressa, porém não estou tão nervosa como achei que estaria e também como já fiquei um tempo atrás, quando ainda era tudo incerto... mas claro essa minha tranquilidade se deve ao apoio da minha mãe, da mana, das amigas e cunhada, e claro do meu companheiro de viagem e namorado, o Lu... bom deixamos de enrolação e vamos ao que interessa, as MALAS....  acredito ser essa, uma das partes mais difíceis na hora da viagem, porque afinal, o que devo colocar na mala?
Depois de mais de um ano planejando essa viagem, gastando muitas horas na internet pesquisando, ainda não sei o que levar... :O ta, um pouco eu já sei e já decidi, mas não tenho certeza se estou levando a mais ou a menos do que vou precisar.
Pra começar então, esse post vai ser mais em relação o que é permitido levar, claro isso pode variar de acordo com cada cia aérea, mas como base do post vou usar uma cartilha da ANAC e as informações contidas nos sites das duas cias que viajaremos: a TAM (de POA até São Paulo) e a Ibéria (fazendo o trecho internacional – São Paulo até Madri; Madri até Dublin).

Temos duas opções de bagagem... (e eu vou usar as duas... mulheres ne!! rsrs) uma é a bagagem despachada e a outra é mala de mão.

Bagagem despachada

Dependendo do país de destino, cada passageiro terá direito a transportar duas bagagens, de até 32 kg cada (que é o caso da Irlanda). A somatória das dimensões de cada volume (altura+largura+comprimento) não deve ser maior que 158 centímetros ou 62 polegadas. Caso a bagagem ultrapasse essas dimensões, será cobrado excesso. Bagagens com dimensões superiores a 292 centímetros (altura+largura+comprimento), deverão ser transportadas como carga.

Objetos proibidos:
Armas
Substâncias Explosivas Ou Inflamáveis
Substâncias Químicas E Tóxicas


Dicas importantes:
Para realizar uma viagem internacional, caso o passageiro precise se deslocar antes até outra cidade no Brasil (trecho nacional), deverá observar o seguinte:
• Quando as passagens aéreas, tanto para o voo nacional quanto para o voo internacional forem conjugadas, ou seja, quando houver apenas um contrato de transporte (mesmo se forem de empresas diferentes), o passageiro terá direito à franquia de bagagem do destino internacional.

Bagagem de mão

A bagagem de mão deve ser acomodada no compartimento de bagagem na cabine de passageiros ou sob a poltrona, e a soma de suas dimensões não pode exceder 115 cm e nem ultrapassar 5kg. Segundo a TAM, em voos Internacionais (Econômica) dá pra levar 01 volume 05Kg + um artigo pessoal.
São permitidos os seguintes artigos pessoais, desde que não excedam o peso e as dimensões estabelecidas para bagagem de mão:
1) Uma bolsa ou maleta;
2) Um casaco;
3) Um guarda-chuva (não pontiagudo);
4) Uma bengala (não pontiaguda);
5) Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;
6) Material de leitura para viagem;
8) Medicamentos que requeiram uso de seringas tais como insulina podem ser levados para uso durante a viagem, mediante apresentação de atestado médico. Em voos internacionais é necessário apresentar atestado médico para transporte de medicamentos líquidos acima de 100ml.


O transporte de substâncias líquidas na bagagem de mão, por passageiros de vôos internacionais, está sujeita a limitações desde o ano de 2007:
• Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme (incluso creme dental), aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm.
• Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio. Sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.





Objetos proibidos:
Armas
Objetos pontiagudos ou cortantes
Instrumentos de ponta arredondada
Substâncias explosivas ou inflamáveis
Substâncias químicas e tóxicas

Dicas de Bagagem

1) A bagagem de mão para transportar objetos como dinheiro, jóias, papéis negociáveis, objetos frágeis e artigos eletrônicos de uso pessoal.
2) Diferencie sua bagagem: facilita a identificação na esteira e evita o risco de trocar sua bagagem com a de outro passageiro.
3) Identifique sua bagagem: com nome, endereço e telefones de contato dentro e fora da mala.
5) Use cadeados.
6) Em caso de artigos frágeis ou perecíveis, certifique-se de que estão corretamente embalados e que não estão listados na relação de itens proibidos para transporte.
7) Apresente sua bagagem de mão no check-in para que seja verificada e etiquetada.
8) No momento do check-in, certifique-se de que recebeu seu canhoto comprovando que suas malas foram despachadas.
9) Ao retirar suas bagagens na esteira, verifique se a etiqueta da bagagem confere com seu canhoto, evitando levar a bagagem de outro passageiro.
10) Na chegada das bagagens, verifique se estão íntegras. Caso note algo errado, procure imediatamente um funcionário da empresa, antes mesmo de sair da área de desembarque. Ele estará apto para fornecer os esclarecimentos e providências necessárias.

Você encontra mais informações aqui:

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!