01 agosto 2012

As curiosidades de um país


As diferenças culturais são uma grande riqueza e conhecer mais sobre elas traz sempre algo positivo. Descobrir a história irlandesa é fascinante, ela é rica em fantasias, lendas sobre fadas e duendes.



Duende leprechaun: é um mito fortíssimo da Irlanda, apresentado como um diminuto homenzinho, sempre ocupado a trabalhar em um único pé de sapato em meio às folhas de um arbusto. Ele é tido como o sapateiro do povo das fadas. Também são conhecidos pelos nomes de Tumores, Duendes ou Gnomos.
Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro) é preciso capturar um leprechaun e não perdê-lo nunca de vista. Caso contrário, ele desaparece no ar. Como diz Brian Froud, "Como acontece com todos esses seres (encantados), é importante que você veja o leprechaun, ou duende irlandês, antes que ele o veja, pois ele se torna então mais cooperativo e talvez possa até levá-lo a um de seus potes de ouro escondido. Mas ele é muito astuto e traquina, capaz de desaparecer num piscar de olhos". Acredita-se que eles também tenham uma moeda de prata mágica, que volta a sua bolsa, depois de ser gasta.
O nome leprechaun é possivelmente originário do Gaélico luacharma'n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro. Outra interpretação para a origem do termo seria a de que leprechaun vem de Luch-chromain, Gaélico para "pequeno Lugh corcunda"
Os leprechauns são descritos como sempre alegres e vestidos à maneira antiga, com roupas verdes, um barrete vermelho ou um estranho chapéu de três pontas, avental de couro e sapatos com fivelas.

Trevo de três folhas: foi usado pelo padroeiro da Irlanda, St. Patrick, para explicar para os Celtas a santíssima trindade, para convencê-los a se converterem ao catolicismo. A santíssima trindade é um dogma da igreja católica que reza que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três, mas na verdade não passam de um só.  O trevo representa esse dogma pelo fato de suas folhas serem divididas em três e presas a um único caule Desde que São Patrício realizou esse pequeno milagre, no século 5, a Irlanda adotou o trevo como símbolo nacional.

Thirteen Shades of Green: A Irlanda é a terceira maior ilha da Europa e pelo fato de ter muito verde é chamada de Ilha Esmeralda. É também famosa por seus lindos campos, belos chalés e paisagens perfeitas.  Uma das canções mais conhecidas da Irlanda, quase um hino nacional extra-oficial, chama-se Thirteen Shades of Green (Treze Tonalidades de Verde). O título faz menção à característica mais famosa do país, seus campos verdejantes. Da cor de folha nova até o verde quase negro dos pinheirais, todas as variações dessa cor estão presentes na paisagem, contudo, o principal motivo para o país ser tão verde é que chove muito, quase 275 dias por ano, apesar disso lembre-se sempre do mais famoso dos ditados irlandeses: It never rains in the pub (Nunca chove no pub). 




0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!