24 novembro 2012

Cerimônia da abertura das festividades de Natal

Dia 25 de novembro de 2012 às 4:00pm (16:00hrs) vai acontecer a cerimônia anual de iluminação da árvore de Natal na O'Connell Street (a árvore está em frente ao GPO), marcando o início oficial do Natal na cidade.  O prefeito de Dublin, Naoise Ó Muirí, realizará a cerimônia. Cantores de músicas natalinas, vão se juntar a banda do exército para espalhar alegria do Natal!


Mais informações: Dublin at Christmas

Brasil x Irlanda: quais são as diferenças??


“Entre os homens há rios e oceanos,
Há montanhas e fronteiras e mais
De mil costumes sacros e mundanos
E ainda dizem que somos iguais.” 
(Francisco Libânio)

Claro que não somos todos iguais, e quando se pensa em intercambio, a primeira coisa que se vem a cabeça é a troca de culturas, é a vivência da diversidade cultural. É comum imaginar como serão as pessoas, os hábitos, costumes, coisas normais do dia a dia.  O post de hoje é para falar sobre algumas diferenças entre o nosso amado Brasil e a nossa querida Irlanda. Fora diferenças como o clima, fuso horário e o idioma, a alimentação e modo de vida dos irlandeses são pontos interessante a ser citados:

ALIMENTAÇÃO: a alimentação do irlandês, bem diferente da nossa. Aquela história de que os irlandeses só comem batata, não é de toda verdade. As vezes ela é bem variada, mas geralmente é composta muitos pratos congelados ou fast food. Outro ponto interessante que percebi, conversando com meu professor, trabalhando como cleaner e sabendo um pouco da rotina da família que vou trabalhar é que os irlandeses não são de cozinhar e não tem a percepção de preparação de comida que nós brasileiros temos. Acho que deve ser pela facilidade que a comida congelada, ou o macarrão com molho pronto do Tesco proporcionam.
Em relação as refeições em si. O café da manhã no Brasil, não é a refeição mais importante do dia, é algo mais saudável e um tanto mais leve. Aqui em Dublin, ocorre o contrário, o café da manhã é a refeição de maior importância. O café da manhã irlandês é seguido de pratos mais pesados, é composto por muitos embutidos e algumas variedades de pães ou o porridge, uma espécie de míngua de aveia. Exemplo: Fry – consiste em linguiça, rashers (bacon), tomate, cogumelos, ovo, pudim  preto e branco com pão irlandês (soda bread).

O almoço não é a principal refeição do dia. Geralmente é um lanche, um prato bem leve. É comum ter como prato principal ou um sanduíche ou uma sopa com sanduíche de pão de forma, acompanhado ou não por batatas chips (tipo Ruffles) dependendo do lugar em que se come.
Já o jantar, é o momento de reunir a família e os amigos, é a refeição onde são preparados algum tipo de carne, batatas ou purê de batatas, cenouras e brócolis. 

SEGURANÇA: Uma das primeiras coisas que se nota ao andar pelas cidades é a segurança existente. É possível andar tarde pela rua com bastante tranquilidade, indiferente do horário. Os muros e grades das casas são baixos, e o mais interessante, os caixas eletrônicos, ficam no meio da rua, e as pessoas sacam dinheiro sem preocupação. Claro, não estou dizendo que aqui não existe crimes e furtos, até porque aqui existem os “Knackers”, que são grupos de adolescentes revoltados que fazem bagunça. Eles incomodam e já ouvi relatos de alguns casos sérios de pessoas sendo agredidas, mas nada se compara a violência em nosso país.

CUSTO DE VIDA: Apesar do preço dos imóveis ser alto, alimentação, vestuário e viagens são bem em conta por aqui. O salário médio irlandês é de € 8,65 por hora, para qualquer emprego, até mesmo subempregos, pois aqui trabalho é trabalho, não importa sua natureza, nem a nacionalidade do trabalhador. Aqui se vive com conforto e até mesmo realizar viagens para o continente europeu, com o salário mínimo. Eles tem qualidade de vida. Um assalariado médio daqui pode ter Iphones, roupas de marcas consideradas caras no Brasil e até mesmo comprar carros como um BMW, Mercedes-Benz, Volvos, etc.

TAXA DE NATALDADE: Umas das coisas que mais chamam atenção é a quantidade de crianças que as famílias irlandesas ainda tem. A Irlanda é o país da Europa com a maior taxa de natalidade, a média gira em torno de três crianças, a ocorrência de gêmeos no país também é bem maior que na maioria que em outros locais.

CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO: um fator que desconforto é a independência que os pais dão as crianças desde cedo. Enquanto nós brasileiros não largamos a mão das crianças ao atravessar a rua ou chamamos atenção o tempo todo para que não se machuquem, os irlandeses andam com crianças soltas pelas ruas.

HÁBITOS DE HIGIENE: Banho, sim realmente eles não tomam banho todos os dias, tanto adultos como crianças. Por questões culturais e pela temperatura média dos países europeus em geral, o banho não costuma ser um hábito diário. Segundo meu professor, as crianças até uma certa idade tomam banho somente uma vez por semana!!

IGNORÂNCIAS: Depois que se chega aqui, conseguimos perceber que o brasileiro, de longe,  é mais inteligente e criativo. A ignorância dos Europeus em alguns aspectos é lamentável, as vezes é burrice mesmo. Muitos não sabem nadica de nada sobre o que existe fora dos limites da Europa. Meu professor, na primeira semana de aula pediu se no Brasil existia cartão de crédito. E se você tem aquela ideia de que por ser um país da Europa, é mais evoluído que o Brasil, engane-se. Os procedimentos bancários por exemplo, são da época da pedra, onde já se viu ter que esperar uma semana para conseguir um extrato da sua  conta? Sim, isso mesmo, extrato detalhado vai pelo correio e demora até uma semana para chegar. Para você mudar seu endereço demora de 2 a 3 dias.

23 novembro 2012

Preços do transporte em Dublin sobe até 18% a partir de dezembro




Segundo matéria divulgada hoje no jornal Independent, as tarifas para o transporte público em Dublin vão subir até 18%. A Autoridade Nacional de Transportes (NTA) aprovou o aumento de tarifa pela segunda vez este ano, o que vai afetar os passageiros que vivem em Dublin.
Este é um dos primeiros de uma série de aumentos de preços esperados nos próximos anos como o grupo de empresas CIE - Dublin Bus, Bus Eireann e Iarnrod Eireann - tentar superar perdas incapacitantes. A autoridade defendeu a decisão, dizendo que iria proteger os serviços e incentivar as pessoas que pagam em dinheiro a mudar para bilhetes pré-pagos.
Os maiores aumentos serão para as viagens de ônibus de curta duração em Dublin pagos em dinheiro. As tarifas vão subir até 17.9%. Para viagens mais longas de mais de três fases o valor sobe para 6%. Viagem multi-bilhetes, como a jornada de 10 dias do Travel Card também vai subir por quase 17%. Tarifas em rotas nacionais Bus Eireann vai aumentar em uma média de 6%, enquanto os preços para o DART subirão uma média de 10%. O bilhete do Luas em até 6%.
A subida dos preços entram em vigor a partir de 01 de dezembro, no mínimo. Luas disse que não entraria em vigor até janeiro.

Leia a reportagem completa no site Independent.

22 novembro 2012

Diferença entre au pair, nanny e babysitter




São atividades parecidas, que envolvem o cuidado com crianças, mas cada uma com suas especificações e que às vezes gera confusão. Entenda cada uma:

Au pair: geralmente é uma pessoa mais nova e menos experiente, tem menos de 30 anos, muitas vezes são estudantes, geralmente são estrangeiras. A au pair torna-se um membro temporário de uma família, e não apenas um trabalhador doméstico. A au pair muitas vezes, além de morar e se alimentar na casa, às vezes também viaja com a família.

Babysitter: a babysitter é realmente uma funcionária doméstica contratada num regime de horas, o equivalente a babá no Brasil. Ela não tem vínculos empregatícios com a família, recebendo assim o pagamento pelas horas trabalhadas.
O perfil da babysitter também costuma ser o de jovens, nesse caso entre 14 e 20 e poucos anos. Suas funções são: alimentar as crianças, colocá-las na cama e eventualmente vesti-las. O transporte das crianças não está incluso na função.
Nanny: é uma babá profissional, geralmente mais velha e qualificada, com experiência profissional o salário é bem maior que de Au Pair, porém tem as mesmas funções de uma au pair. Nanny é uma profissão assim como qualquer outra, tem um contrato empregatício com a família, mas não mora ou se alimenta com eles, no muito uma refeição ou duas dependendo do acordo entre as partes. Nannies não estão restritas pelos parâmetros de idade nem de duração máxima do contrato de tempo de trabalho.

Até o próximo.

21 novembro 2012

Época de Natal...



Faltam 35 dias para o Natal e o clima natalino já está contagiando os irlandeses. As casas e shoppings estão sendo decorados e aquele friozinho já chegou.
















 


Para os irlandeses o Natal é uma das datas comemorativas mais importantes, se não a mais importante. Os costumes são bem parecidos com os nossos, mas é claro o Natal na Irlanda tem suas particularidades:

Os festejos começam 12 dias antes do Natal. Este período chama-se Little Christmas.
Diferente do Brasil, a véspera de Natal (24 de dezembro) não é comemorada. Algumas pessoas vão à missa e fazem um pequeno jantar. Alguns dão uma passeada no pub com os amigos e família. Outra tradição da decoração local é a presença de uma vela acesa na entrada de cada casa na véspera de Natal para iluminar o caminho da Sagrada Família e demonstrar que lá serão acolhidos. Isto simboliza uma casa de portas abertas para Jesus, Maria e José. Como símbolo de sorte a vela só pode ser apagada por uma menina ou mulher de nome Maria.
A ceia é comemorada na noite do dia 25 de dezembro, com direito a peru, bacon, carne de carneiro, batatas e legumes para acompanhar. A sobremesa é o que atrai as atenções na ceia, que é o Plum Pudding. 



Na verdade a preparação do Natal começa sempre no último Domingo de Novembro. Este é o dia em que eles preparam o tradicional Christmas Pudding que e deixado amadurecendo durante todo o mês de Dezembro, para ficar muito mais saboroso. O Plum Pudding é servido com uma manteiga especial chamada 'brandy sauce ' ou creme, seguidos de Christmas Cake e Mince Pies.

Mince Pies





A troca de presentes é bem similar a nossa, porém os presentes só se abrem no dia de Natal e os amigos-ocultos não são tão comuns.
O dia 26 de dezembro, St. Stephen’s Day é comemorado. No campo, os Wren Boys, vestidos à moda antiga, andam de porta em porta, cantando e tocando em troca de algumas moedas.
E a celebração final e mais interessante é a do dia 06 de janeiro, quando os homens cuidam de toda a arrumação da casa para deixar que as mulheres descansem, esse é outro hábito que traz sorte aos irlandeses.

Diversos ditados enriquecem as lendas e as tradições entre as famílias. Na Irlanda, Natal sem neve é um mau sinal, a ausência do frio e dos flocos brancos sobre as casas e carros pode prever um ano cheio de dificuldades para os irlandeses, de acordo com os contos antigos. Mas na maioria das vezes, o Natal é comemorado sem neve. 
Outro costume é a narração de histórias na noite de 24 de dezembro. Geralmente, o homem mais velho da família reúne as crianças e os jovens em volta da mesa para contar a vida de Maria e José até a chegada a Belém e nascimento do Menino Jesus. 

E aqui, os Irlandeses sempre vão te desejas um Feliz Natal dizendo em Irish: “Nollaig Shona Dhuit”. E às vezes Merry Christmas.