18 fevereiro 2016

Cidadania Italiana - Parte X - Preparação para a viagem

Olá a todos, 
Colocando em dia como está nosso processo da cidadania dou continuidade com os posts. Tenho muita coisa pra contar então vamos lá....

Nesse post quero contar um pouquinho da preparação para ir para a Itália.

Inicialmente, nossa ideia era fazer todo o processo sozinhos, porém, nossos planos não ocorreram conforme o esperado. Mas por que?

Bom, antes de você vir para a Itália (depois claro, de estar com todas as certidões prontas) você precisa de basicamente três coisas:
          * Passagem aérea;
          * Seguro viagem internacional;
          * Arrumar um local para ficar na Itália.

A partir desses três pontos fundamentais começou nossa saga.... 

O primeiro resolvemos em janeiro, no dia 17. Tivemos muita sorte, pois estávamos para fechar as passagens aéreas por mais ou menos R$ 2.800,00 e quando menos esperávamos iniciou a Mega Promo da TAM 2016, e sim, com valores incríveis. Conseguimos a passagem aérea por R$ 2.088,52 com saída dia 24/02 de Porto Alegre - São Paulo (Guarulhos) - Milão (Malpensa) e volta para 24/05. O voo nacional será operado pela TAM e o trecho internacional pela LAN.

Ótimo, passagens compradas! O segundo passo foi providenciar o seguro de viagem internacional. Sobre esse ponto vou fazer fiz um post especial falando sobre o seguro privado e o CDAM (Certificado de Assistência Médica). Aguardem...

E por fim, o que mais nos deu dor de cabeça: arrumar um local para ficar....
Temos uma amiga que fez o processo de cidadania dela no ano passado, no comune de Cavezzo e conseguiu fazer todo o processo sozinha, inclusive ela foi a primeira a fazer o processo nesse comune e eles nem sabiam como funcionava. A partir disso pensamos, é um comune pequeno e com certeza não vai ter ninguém fazendo lá, ou se tiver, serão poucos.... o que não imaginamos é que, de tão pequeno que é o comune não conseguiríamos casa.
Pois bem, ampliamos nossas opções para o comune de Carpi, Modena e Parma.... alguns bons dias procurando e nada.... Adicionamos à nossa busca o comune de Mantova e novamente não tivemos sucesso... Um dos fatores de não conseguirmos casa é que não temos nenhum conhecido aqui que poderia ter nos dado uma carta de hospitalidade, outro fator é que é, praticamente impossível, conseguir achar algum proprietário que alugue por um breve período, pois os aluguéis aqui na Itália são feitos de no mínimo 3 ou 4 anos. Após inúmeras buscas e vários nãos, mais ou menos dez dias antes de embarcarmos tivemos que mudar nossos planos e começar a buscar uma assessoria e aqui começa mais uma saga.... 
Conversando com conhecidos e procurando pelo Facebook fizemos uma busca pelos assessores mais conhecidos e com maior número de recomendações, fizemos vários orçamentos e por fim, decidimos então fechar contrato. No decorrer do nosso processo vamos contando como tudo funciona e faremos a avaliação da nossa assessoria.

Por hoje é isso, e agora buona fortuna per noi.
 
Franciele Susin Baldissera
Fotos: Google e arquivo pessoal

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!