27 abril 2016

Lago de Garda

Situado entre Lombardia, Veneto e Trentino, o Lago de Garda é o maior e mais famoso lago da Itália, localizado no norte. Chamado também de Benaco, tem uma circunferência de 160 km, tendo até 350 metros de profundidade em alguns pontos e está a 65 metros acima do nível do mar.


Atualmente quase toda a alimentação é controlada pelo homem através de barragens, o que faz com que a mesma água permaneça no lago por cerca de 26,8 anos.
 
Vista do lago no topo do morro Punta Sasso em Manerba del Garda
 
Possui 5 ilhas. A maior delas é a Isola del Garda, que faz parte de San Felice del Benaco. Habitada desde o período romano, a ilha teve diversos nomes de acordo com seus proprietários. Durante 660 anos, a ila abrigou um monastério onde vivia uma comunidade religiosa em retiro. Desde 1780 a ilha está sob domínios particulares e hoje é de propriedade da família Cavazza. Tem uma bela mansão rodeadas por jardins. A ilha é aberta para visitação.
 
 

Existem outras ilhas, como a Isola San Biaggio, que é conhecida também como a Ilha dos Coelhos, também pertencente a San Felice del Benaco.
 

Isola dell'Olivo, Isola di Sogno e Isola di Trimelone que pertencem a Verona.


O Lago de Garda sob vários ângulos:

MANERBA DEL GARDA:

Porto Torchio
 
Pieve Vecchia
 
Pieve Vecchia
 
Lido di Manerba
 
Punta Sasso
 
Punta Sasso
 
SAN FELICE DEL BENACO:
 
Porto de San Felice
 
Vista de cima da montanha da Chiesa San Fermo
 
SALÒ:
 
 
 
TOSCOLANO-MADERNO:
 

 
 
CURIOSIDADES:
 
O Lago de Garda abriga também uma grande produção de vinho. Dizem ser do Trento Alto-Ádige, os melhores vinhos branco-seco e espumantes.

As oliveiras aparecem em diversas partes do Lago de Garda, mas a principal concentração está no sul. Ainda hoje, a colheita das azeitonas é feita à mão. Há um museu do azeite em Cisano. Entre Bardolino e Lazise.

Outro cultivo interessante e tradicional, em toda costa leste do lago, desde o século 15 são os limões. Mas Limone sul Garda ganha destaque por suas casas de limão ou "Sardi". Existe um museu interessante chamado a Casa do Limão.

COMO CHEGAR NO LAGO DE GARDA?

O Lago tem uma localização muito conveniente. O aeroporto mais próximo são Verona (1) (25 km) e Bergamo - Orio al Serio (2) (80 km). Outros são: Milão (3), Veneza (4) e Treviso (5).
 
 
Além dos vários aeroportos, é muito fácil chegar nas cidades que circundam o Lago através de trem. Confira as passagens nos sites: Trenitalia, Raileurope, Italotreno.

 Confira o
Site oficial sobre turismo no Lago de Garda.
 
Vale muito a pena conhecer pelo menos uma das cidades que circundam o Lago de Garda, com certeza a experiência vai ser ótima e a vista da paisagem inesquecível.
 
Nós próximos posts, vou falar um pouco mais sobre cada uma dessas pequenas cidades que visitamos.
Não deixem de acompanhar.


2 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!