02 abril 2016

Cidadania italiana - Parte XVIII - Residência

Olá pessoal,
Hoje vou contar um pouquinho sobre os últimos acontecimentos do processo da cidadania: a entrada na residência e a visita do vigile.
 
Recapitulando então: chegamos na Itália no dia 25/02/2016, no dia seguinte (26/02) fizemos o codice fiscale (CPF italiano) e somente no dia 14/03/2016 a assessora deu entrada na nossa residência. Como falei no último post, ficamos questionando nossa assessora sobre a entrada do nosso processo no comune e a nossa residência e ela sempre vinha com uma desculpa que estava esperando a proprietária da casa que ficaríamos em Salò dar a permissão e ficou nessa por alguns vários dias. Digamos que tenho motivos para não mostrar muito os dentes para ela (né?), apesar dela ser uma pessoa super querida, atenciosa e bacana, toda hora pedindo se estamos bem, mas se tratando da profissional em assessoria que eu contratei para fazer o processo ela está deixando a desejar. Sei que pedimos um prazo de 60 dias e ainda estamos dentro do combinado, mas ela poderia ter dado entrada em nossa residência ainda na primeira semana e não somente 18 dias depois. Foram 18 dias “perdidos”.
Na segunda-feira dia 14/03/2016, finalmente, fomos dar entrada na residência. De manhã fomos até o comune com toda a documentação necessária:

Carta de Hospitalidade:
 
 
Autorização do proprietário (anexar o contrato de aluguel):
 
 
 
Pedido de residência:
 
 
Cópia do passaporte.

Declaração de presença: Em alguns casos é necessário, para nós não foi preciso. Esse documento só é solicitado quando a entrada na União Europeia é feita por qualquer outro país que não seja a Itália. Se você chega em voo sem conexão, com a primeira parada em qualquer cidade italiana será dado o carimbo em seu passaporte que é válido como a declaração de presença, caso contrário, você tem 8 dias a partir da sua entrada na Europa para fazer a declaração de presença. Esse documento é feito na Questura e você precisa levar uma foto 3x4.
 
  
Após entregar todos os documentos e fazer o pedido de residência recebemos o documento abaixo.
 
 
O próximo passo é esperar - ansiosamente - o vigile.
Na terça-feira, a responsável pelo processo de cidadania no comune (Ufficiale d'Anagrafe) faria a solicitação para a visita do vigile em nossa casa para confirmação da nossa residência e que, de fato estamos de corpo e alma na Itália e residindo naquele comune. Dia 16/03, na quarta-feira fomos para nossa nova casa, onde será nossa residência até o final do processo e nesse dia começou a espera pela visita do vigile. Nesse período temos que ficar sempre em casa, foi entediante, mas faz parte do processo. O prazo definido por lei são 45 dias, isto é, dentro de 45 dias o vigile pode passar em qualquer dia (de segunda à segunda), a qualquer horário e também mais de uma vez. Às vezes eles passam rápido, outras eles demoram. Esperamos, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e na segunda novamente...
Na segunda-feira, dia 21/03/2016, na segunda semana de espera recém iniciada, nossa assessora nos ligou e avisou que a funcionária dela estava indo nos buscar para irmos rapidamente até o comune para dar entrada (finalmente) nos papéis para a requisição da cidadania italiana. Nos arrumamos e então fomos, com toda documentação em mãos. Tudo foi previamente analisado e organizado pela nossa assessoria. Em um processo muito simples, de somente entregar as certidões que trouxemos do Brasil (traduzidas e legalizadas) e um ofício solicitando a entrada no processo:
 


 

Este papel é a solicitação do reconhecimento da cidadania italiana, nele consta os nossos dados, como: nome, data de nascimento, local de nascimento, endereço em que foi feita a residência, além da relação de todos as certidões apresentadas, desde o antenato até nós. Devemos colocar nele a Marca da Bollo, que custa €16,00 e pode ser encontrado em qualquer tabacaria da Itália e depois protocola-lo no órgão responsável, geralmente é juntamente com o Ufficio Anagrafe.
 
 
O comune nos entrega um cópia deste documento, mantendo o original junto as certidões e pronto. Agora só falta a confirmação da nossa residência pelo vigile.
Neste mesmo dia a funcionária que nos acompanhava teve a ideia de ir até a polícia (que é a sala em frente ao Ufficio Anagrafe - local onde demos entrada no processo) para pedir quando o vigile iria nos fazer a visita, eles muito atenciosos fizeram algumas perguntas para ela, olharam alguns papéis e disseram: -“Em 40 minutos estaremos passando para fazer a confirmação”. Fomos correndo para casa e em poucos minutos dois policiais, chamados de vigile nessa ocasião, chegaram em nossa casa. Eles conferiram os passaportes, fizeram algumas perguntas básicas (algumas em italiano e outras arranhando o inglês). Pediram coisas como, quantas pessoas moravam na casa, o que estávamos fazendo na Itália, no que iríamos trabalhar, verificaram quantos cômodos tinha a casa, contaram o número de camas e deu. Residência confirmada. Foi bem tranquilo, acho que tivemos sorte pois, já ouvimos muitos relatos de pessoas que tiveram problemas com a visita do vigile. Em menos de uma semana, nossa residência foi confirmada e agora podemos passear no lago novamente (rsrsrs).
Os ânimos da casa se renovaram, estávamos com medo que a demora fosse grande para confirmar a residência. Agora começamos a esperar de novo, dessa vez estamos à espera do comune entrar em contato com o Consulado de Porto Alegre pedindo a NR (non rinuncia), geralmente este processo (no consulado de POA) está levando 15 dias úteis.
Após o consulado mandar a NR aí é só alegria - em termos. Quando a resposta da NR chegar o comune faz a transcrição da nossa certidão de nascimento para o italiano e depois podemos solicitar a nossa identidade italiana e o passaporte vermelhinho, este demora em média 15 dias úteis para ficar pronto e ai sim, arrivederci Itália e partimos, então, para nosso destino final: Dublin.

Luciano Hoffmann
 
Fotos: Arquivo pessoal

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!