23 abril 2012

Escola.... como escolher???

Depois de muito pesquisar, cheguei a conclusão que a parte mais difícil na hora de organizar um intercambio é a escolha da escola, temos muitas opções, muitas informações sobre elas, mas ao mesmo tempo não temos nada, pois como vamos ter certeza da integridade e seriedade da escola? As fontes que temos sobre elas são os sites das escolas e opiniões que encontramos em blogs e fóruns sobre o assunto, mas como cada um tem suas próprias opiniões, às vezes lemos coisas boas e coisas ruins da mesma escola. Mas então como fazer para escolher a certa?? 
Acho que o primeiro passo é definir o objetivo do seu intercâmbio, a partir daí verificar pontos cruciais na escola para que você consiga alcança-lo. É interessante verificar pontos como:
  • Localização: é de fácil acesso? Como vou me locomover? De ônibus, trem, ou posso ir de bicicleta ou a pé? É bem localizada? Tem farmácia, lugar para comer, mercado por perto? É perto da onde vou morar (host family ou residência estudantil)?
  • Infra-estrutura: a maioria das escolas são em construções antigas que foram reformadas. Avaliar se a escola tem um mínimo de conforto, se funciona bem. Quais áreas a escola oferece e que pretendo usar (biblioteca/computadores)?
  • Curso: a carga horária (se é 15 horas ou 20 horas semanais). Como são as aulas? Qual material é utilizado? É disponibilizado pela escola ou tem que pagar? Os professores são nativos? Quantos alunos tem em cada sala? Quais as nacionalidades? Caso seja necessário mudar meus horários a escola é flexível?
  • Atividades extras: a escola oferece atividades extras, como passeios, grupos de estudos, viagens, festas? Tem que pagar ou está incluso no pacote?
  • Trabalho: a escola dá suporte para elaboração de currículo? 
  • Preço: é um valor acessível? Posso pagar por esse valor? O valor do curso condiz com o que a escola oferece? Existe uma variação de preço muito grande entre as escolas da Irlanda, algumas são realmente só para vender vistos, outras são sérias. É importante prestar atenção nesse fator para não colocar os objetivos do seu estudo por água a baixo pagando uma escola barata mas que não tenha qualidade.
  • Número de brasileiros: quantos alunos brazucas a escola tem? Quantos por turma? A escola faz alguma coisa para que seja evitado falar português na sala? Esse contato com brasileiros vai me atrapalhar ou ajudar?
  • Acomodação: o que a escola oferece? residência estudantil, host family, hostel... qual eu tenho interesse? Para meu objetivo é mais interessante ficar em uma host family onde posso vivenciar a cultura do país de perto ou se a residência estudantil já está bom...?
  • Auxilio na chegada: a escola tem tour para mostrar a cidade? Auxilia no processo de abertura de conta de banco ou como depositar o dinheiro? Dá instruções de como conseguir o PPS?
Depois de traçar o objetivo do seu intercâmbio, analisar todos esses pontos e ler e reler as opiniões de quem já passou por essa situação você estará pronto para decidir em qual instituição você estudará, mas mesmo assim temos que ter em mente que podemos estar dando um tiro no escuro... 

Confira aqui um post com as escolas legalizadas na Irlanda.

Postado por: Franciele Susin Baldissera

3 comentários:

  1. Oi pessoal.
    Eu vou pra Dublin em fevereiro, e ainda nao consigui escolher uma escola..

    Em qual escola voces estudam? é boa?
    Voces tema alguma recomendação ?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo, seja muito bem vindo ao blog...

    Realmente decidir a escola é uma das coisas mais dificeis de se fazer na hora de fazer um intercâmbio. Chegamos aqui faz um mês e estamos estudando a três semanas, a gente já conseguiu ter um parametro de como é a nossa escola (ELA), e vou te dizer não é das melhores. Em um ponto, eu diria o ponto fundamental ela deixa a desejar.
    Localização: ótima, bem no centro, perto de tudo.
    Atendimento: bom também, tudo que precisamos até agora, a escola nos ajudou.
    Professores: esse é o ponto que senti que eles perdem pontos. Estou no nível pré-intermediário e meu namorado no intermediário. O meu professor, não é ruim, mas falta um pouco de conteúdo, se você vem com um inglês bom, dai tranquilo, tu acompanha bem a aula, mas se não, tu apanha um pouco. O professor do Lu parece ser um pouco mais focado, passando um pouco mais de conteúdo, trabalhando vocabulário.
    Material: tu tem que comprar a parte, paga 30 euros o livro de cada nível. Eles dão bastante material por fora tb.
    Preço: não é das mais baratas, mas também não é cara.
    É uma escola que se tu estudar fora, se focar no aprender inglês dá pra ser.

    Recomendação ainda não posso te fazer, pq n tive contato com mtas pessoas ainda de outras escolas, assim q tiver alguma novidade te passo.
    Espero ter te ajudado.
    Abraço
    Fran e Lu

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!