08 abril 2012

A Revolta da Páscoa

A Revolta da Páscoa foi uma rebelião na Irlanda durante a Semana Santa, em 1916. A revolta foi uma tentativa por parte de militantes republicanos irlandeses para ganhar a independência em relação ao Reino Unido. Foi a mais importante revolta na Irlanda desde a rebelião de 1798. A Revolta decorreu entre a Segunda-feira de Páscoa, 24 de abril à 30 de abril de 1916, organizada pela Irmandade Republicana Irlandesa.
A Revolta foi suprimida após seis dias de combates e os seus líderes foram condenados num tribunal marcial e executados. Seguiu-se uma guerrilha contra as forças britânicas até 1919, quando os rebeldes proclamaram a República, porém esta não foi reconhecida pela comunidade internacional.Em 6 de dezembro de 1922, foi estabelecido o Estado Livre Irlandês, sendo que seis cidades do Norte permaneceram parte do Reino Unido, a Irlanda do Norte. A república da Irlanda foi oficialmente proclamada em 18 de abril de 1949.
Desde a década de 60 duas correntes antagônicas disputam o poder político na Irlanda. Uma que procura manter as conquistas da revolta e da guerra civil e outra que representa o esforço do IRA e de um grupo mais moderado para reanexar a Irlanda do Norte à República da Irlanda. O país uniu-se à Comunidade Econômica Européia (agora a UE) em 1973.
Em 1998, uma solução para os problemas entre Irlanda do Norte e República da Irlanda pareceu possível, o Acordo de Sexta-Feira Santa, assinado em 10 de abril e que tinha por finalidade acabar com os conflitos entre católicos e protestantes. Em 2005, o IRA renunciou à luta armada e a paz outra vez parece possível.


Fotos: Wikipédia
Postado por: Franciele Susin Baldissera

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!