Dublin é uma das capitais mais alegres da Europa e um dos cartões postais da cidade que mais chama atenção são as portas coloridas, que são uma tradição na Irlanda desde o século 18. Todas as construções daqui são do estilo georgiano, sendo todos os prédios muito parecidos e uma das características que diferenciam cada residência são as portas, que tem um estilo bem particular e diferenciado. Antigamente todas as portas eram pretas, como ainda são em Londres, por exemplo. Hoje, virou costume para os irlandeses pintar as portas de cores diferentes. E bem, como isso começou?
Temos duas versões diferentes:
A primeira, diz que isso virou moda quando o príncipe Albert faleceu, em 1861, pois, a ordem da Rainha Vitoria foi para todos colocarem bandeiras pretas nas fachadas das suas casas em sinal de luto. Um irlandês fez o oposto, pintou as portas de Dublin durante a noite e no dia seguinte elas estavam coloridas.
Outra história que é muito contada pelos guias turísticos, é que as mulheres irlandesas, cansadas de ver seus maridos errarem a porta de casa quando chegavam em casa bêbados, começaram a pintar as portas de cores diferentes para eles assim, poderem distinguir as casas.
Qual é a verdadeira? Não sabemos.....
Postado por: Franciele Susin Baldissera
Fotos: Arquivo pessoal
0 comentários:
Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!