Antes de começar as buscas, de organizar os documentos e a gastar dinheiro é de extrema importância você saber se realmente possui ou não o direito à cidadania italiana, pois se não, tudo pode ser em vão.
Como falei no post anterior (veja aqui), a Itália é um dos países que reconhecem a cidadania pelo conceito de jus sanguini, ou seja, o direito de sangue. Possuem o direito a cidadania italiana todos os descentes italianos sem limites de gerações, considerando a linha de descendência sempre e somente formada por homens. Exemplo: bisavô, avô, pai e você (homem ou mulher). Assim, não existe problema nenhum e o direito está garantido.
A esta altura eu estou imaginando que você está totalmente apavorado por saber que na sua linha de transmissão possui uma mulher e deve estar meu Deus, agora se foi o boi com as cordas (rsrsrs)!
Calma..... nesses casos a linha de transmissão deve ser analisada com mais cuidado. Mas não é nada complicado.... então vamos entender: basicamente, existia uma lei que dizia que se a mulher teve um filho antes de 1948 ela não passa o direito de transmissão da cidadania italiana, isto porque as mulheres não possuíam os mesmos direitos que os homens. Agora, se o filho dessa mulher nasceu depois de 1948 então esse tem o direito. Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil:
Bisavô, AVÓ, pai/mãe e você.
Portanto, se seu pai nasceu antes de 1948 você não tem direito a cidadania, mas se ele nasceu depois então ele tem direito a cidadania. Isso acontece, pois foi somente depois de 1948 que as mulheres adquiriram o direito de passar a cidadania italiana para seus filhos.
Se o seu caso é que não transmite a cidadania, atualmente existem outras formas de resolver o problema com uma ação na justiça. Para saber mais clique aqui.
Então, se você verificou que tem direito a cidadania italiana, mãos à obra e boa sorte!
Até o próximo post.
See ya!
Fonte: O texto escrito foi baseado em dois manuais:
... Como se tornar um cidadão europeu, escrito por Giuseppe Buonagente, disponível para compra no site.
... Saga Book - disponível através do site Minha Saga.
0 comentários:
Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!