19 dezembro 2012

Dublin o que??


Dublin, com uma área de 114,99km², é considerada uma cidade pequena, mas para quem recém chega, se encontrar e entender como Dublin é dividida é um pouco difícil. Então o post de hoje, vou explicar como funciona... 
No primeiro dia que você chegar aqui você já vai começar a escutar: A escola fica em Dublin 1, o Temple Bar em Dublin 2, o apartamento para alugar é em Phibsborough,  e onde fica Phibsborough? Fica em Dublin 7.... 
Mas afinal, o que significa essa numeração: Dublin1, Dublin 2, Dublin 3 e os outros 23 Dublins...???

Para começar: Dublin é dividida ao meio por um rio, o Rio Liffey (River Liffey). Separando Dublin em Sul e Norte. É nesse ponto que a gente começa a se orientar. A ponte O’Connell Bridge, que está sob o rio Liffey é o ponto central da cidade.


Rio Liffey e a ponte O'Connell Bridge

Dublin é dividida em 24 códigos postais (o que equivale ao nosso CEP no Brasil). Isso mesmo, quando você ouve Dublin 1, Dublin 2, Dublin 14, Dublin 24 estamos falando do código postal das regiões de Dublin.

A partir da divisão que é feita pelo rio, dividimos também os códigos postais: no lado Norte ficam os números ímpares e no lado Sul ficam os números pares.

Outro ponto de localização é: quanto mais próximo do rio os números são menores (Dublin 1, Dublin 3, Dublin 2, Dublin 4), quanto mais distante do rio maiores são os números.


Mapa dos códigos postais de Dublin
E para ficar ainda mais claro, cada região é divida por bairros, eles não são tão bem definidos, pois suas divisões são ainda da época que esses lugares eram chamados de Village (pequenas vilas).








Para exemplificar:

DUBLIN 7: lado norte, próximo ao centro e os bairros são:  Arbour hill, Cabra, Phibsborough, Four Courts.

DUBLIN 16: lado sul, longe do centro e os bairros são: Ballinteer, Kilmashogue, Knoclyon, Rockbrook, Whitechurch.



E a rivalidade???
LADO SUL x LADO NORTE:


Quando se tem divisão em grupos, sempre acaba tendo aquela rivalidade, e aqui não é diferente... O lado sul é tido como o melhor, tem os bairros mais ricos bairros, e o lado norte é o menos privilegiado, é conhecido como sendo o da classe média baixa, perigoso e é onde encontramos os famosos “knackers” Mas não se pode generalizar, no lado norte encontramos Howth e Malahide que não são pobres a são pontos turísticos.

Howth
Malahide


Um ponto que distingue bem os dois lados, são as duas maiores ruas comerciais de Dublin, a Henry Street (lado norte), que tem lojas com valores mais acessíveis. Já no lado Sul temos a Grafton Street, que é uma das ruas com o metro quadrado mais caro do mundo.

Grafton Street
Henry Street
Outro ponto de diferença é o sotaque. Em geral dizem que é mais difícil entender o lado sul, porém minha host Family é do lado sul, e entendo muito bem meus hosts parentes e os pequenos... não vi tanta diferença...

Essa rivalidade só é cultural, na realidade ela não existe... a cidade é muito mesclada, porque nos dois lados existem lugares muito bons, bons e ruins.

5 comentários:

  1. Como vc fez pra mudar sua data de volta pro Brasil Fran? Porque quando se compra, não tem como colocar a volta para um ano após o que vc vai ficar né, pois vc compra antecipadamente

    ResponderExcluir
  2. E como está sendo viver longe da familia por 4 meses? é muito dificil, pois eu tenho 17 anos, vou fazer 18 em abril e vou pra Irlanda em outubro, e já até estou sentindo falta da minha mãe kkkkk

    Quanto se gasta aí na Irlanda em média por mês? tem muitos brasileiros na sua escola? e vc já consegue entender tudo o que os irlandeses falam? vc foi com algum nivel de ingles pra irlanda?

    ResponderExcluir
  3. Oi Murilo... tudo bem?
    Eu ainda não mudei a data da volta, pq nao sei qnd vou voltar (:O) e pq ela ta com a data de retorno só pra março... Para mudar provavelmente vou pedir pra minha agencia fazer, e como comprei passagem de estudante não pago a primeira troca, entao vou mudar so o dia que tiver certeza de qnd vou voltar...

    Em relação a saudade vou te dizer, nao é facil... to morrendo de saudades de todos, da minha familia, amigos, minha cachorrinha... tu nao tem ideia, mas as vezes bate aquela tristeza, ainda mais agora chegando essas epocas de Natal e Ano novo :( eu acho que pra mim ta sendo ate bem tranquilo lidar com isso pq vim c o Lu, então nao estou totalmente sozinha... mas mesmo assim nao é facil... mas mesmo a saudade apertando no peito, o aprendizado, a experiencia de morar longe, o crescimento pessoal supera qq dificuldade...

    Eu vim pra cá com nivel pré-intermediário, agora to no intermediário... nao consigo entender tudo que os irish falam, e acho q nunca vou conseguir, pq eles nao falam ingles e sim grego... rsrrs... brincadeirinha, o sotaque irlandes é muito carregado, tem coisas que as vezes fico boiando, por exemplo, minha chefe (a mae) eu consigo entender super bem, ja o pai é mais dificil... mas isso é questao de treinar o ouvido... na minha escola, na tua, em quase todas tem bastante brasileiros, na rua tu ouve mto portugues... brasileiro é igual a peste, tem em todo lugar...

    Dos gastos, estou fazendo um post, vou tentar publicar ainda hj, mas considerando que aqui já 20:19hr, não sei se consigo... :D

    Fran

    ResponderExcluir
  4. Os bairros de números impar são mais perigosos e o lado de números pares são os mais seguros.
    D1 e D7 são bairros que é bom evitar de ir por causa da grande concentração de knackers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, muito obrigada pelo comentário....
      Realmente, os bairros ímpares tem essa fama de serem os mais perigosos.... Moramos em D7 mais ou menos 6 meses, nunca passamos por nem uma situação perigosa... Mas sempre é bom cuidar.... Fica a dica.. :D

      Excluir

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!