10 dezembro 2015

Cidadania Italiana - Parte VI - Como conseguir certidões na Itália

Outro ponto muito importante e que gera muitas dúvidas é: Como vou conseguir a certidão do meu antenato na Itália?
Essa pergunta é relativamente fácil de responder mas em alguns casos pode ser bem difícil. Vamos então, esclarecer alguns pontos.
Antes de iniciar as buscas você deve considerar se:
a) Seu antenato nasceu na Itália e casou-se no Brasil, ou
b) Seu antenato nasceu e casou-se na Itália.
Mas Fran, por que devemos considerar isso? Simples, por que no primeiro caso é bem mais simples. Entenda o porque:
Se o seu antenato casou  no Brasil a certidão dele você deve procurar nos cartórios daqui como as demais e nessa certidão de casamento (muitas vezes na de óbito também) você vai encontrar informações importantes sobre o local e data de nascimento do seu ascendente. Já no segundo caso, as buscas só podem ser realizadas na Itália.
E o que é importante saber para fazer essa busca?
1) Descobrir o ano provável de nascimento do seu antenato, isso você consegue através das certidões de casamento ou óbito. Considere sempre a informação que está na certidão de casamento, por ser mais confiável, pois como li um dia, no casamento ele estava presente e no óbito não :D.
2) Outra informação, não menos importante, é o local de nascimento. Muitas vezes sabemos só o nome da província, sem saber o nome do comune, e em vários casos essa informação estará errada, a não ser que tenha um documento que comprove....
Para  descobrir informações como esta entre no site do Memorial do Imigrante e preencham os dados do seu antenato (nome e sobrenome). Esse memorial é a antiga Hospedaria do Imigrante, que era o local onde os imigrantes permaneciam por alguns dias quando chegavam no Brasil vindos da Itália. Nesse site deverá constar o ano e com quem ele chegou (se veio sozinho ou com família). Se você encontrar alguma coisa, solicite ao Memorial a Certidão de Desembarque do seu antenato, você paga uma taxa e eles mandam pelo correio. Nesta certidão existe a grande possibilidade de constar o local exato de onde seu antenato veio, ou pelo menos, a província.
Lembre-se que se você não achar nada, você ainda tem a opção de procurar pelas certidões dos irmãos do seu antenato e torcer para que nelas conste alguma informação útil.
Até aqui você já entendeu o que precisa para poder dar início na busca pelas certidões italianas. Como meu intuito dos post é contar minha experiência e não fazer um manual sobre a cidadania deixo aqui o endereço do site Imigrantes italianos que trás um roteiro sobre a busca na Itália além de trazer exemplos de cartas em italiano para fazer a busca. Além de ter também uma parte explicativa muito interessante de como pesquisar nos microfilmes dos mórmons.
Para a minha busca da certidão italiana eu consegui todas as informações necessárias. Então a partir disso, procurei na internet informações sobre o comune do meu antenato e achei neste site. Utilizei um dos modelos de cartas disponíveis no site citado anteriormente:
Ufficio di Stato Civile
Comune di Feltre
Oggetto: Ricerca Genealogica
Egregi Signori,
Sono SEU NOME e abito in Brasile, nell'indirizzo sotto indicato. Ho cominciato la procedura per l'acquisto dela cittadinanza italiana e atualmente realizo uma ricerca sull'origine dela mia famiglia com l'intuito di trovare i documenti che mi sono satati richieta dal Consolato Italiano in Brasile,
Cerco dele informazioni sul mio antenato NOME DO SEU ANTENATO nato a NOME DO COMUNE.
Vi sarei molto grato se poteste spedirmi in carta libera, l'estratto dell'atto di nascita di mio antenato NOME DO SEU ANTENATO nato a NOME DO COMUNE il DATA DE NASCIMENTO. Vi ringrazio in antecipo per la vostra gentileza e premura.
Distinti saluti,
SEU NOME
SEUS DADOS PARA CORRESPONDÊNCIA.
Lembre-se de colocar sempre o sobrenome na frente, como por exemplo Franciele Baldissera deve ser escrito Baldissera Franciele.
Eu mandei esse e-mail dia 03 de agosto de 2015, aguardei um tempo e no dia 11 de agosto de 2015 mandei outro e-mail para reforçar meu pedido (ver abaixo) e então, somente do dia 14 de agosto recebi uma confirmação do recebimento do e-mail e aceitação do pedido da certidão.
Ufficio di Stato Civile
Comune di Feltre
Oggetto: Conferma la ricevuta dela richiesta di ricerca genealogica
Gentile Signori,
Sono SEU NOME e ho cominciato uma ricerca sull'origine dela mia famiglia. Il giorno 03/08/2015 vi ho inviato uma richiesta di ricerca genealógica sul mio antenato NOME DO SEU ANTENATO.
Fin'ora non ho ricevuto um vostro riscontro, percio vo scrivo.
Vorrei gentilmente richiedervi se avete ricevuto la mia richiesta di ricerca genealógica e enk caso aveste già la documentazione vorrei richiedervi do addebitarmi le eventual spese di invio.
Questi documenti mi sono stati richiesti dal Consolato Italiano em Brasile e  mi è stato informato di rivolgermi a Lei per poter disporre di essa.
Vi ringrazio in antecipo per la vostra gentileza e premura.
Distinti saluti,
SEU NOME
SEUS DADOS PARA CORRENSPONDÊNCIA.
Não recebi nada após esse e-mail até que então decidi pedir para uma amiga que estava na Itália fazendo seu processo de cidadania que ela ligasse para o comune para que ela pudesse retirar lá o documento. Essa minha amiga entrou em contato com o comune mais ou menos no dia 24/08/2015 e no dia 28/09/2015 recebi um email do comune com a cópia da certidão.

 E após mais ou menos  2 semanas recebi a correspondência por correio.
O processo de solicitação e recebimento da certidão demorou mais ou menos 40 dias e não tive custo nenhum.
E ainda não entendi o porque, mas recebi uma segunda cópia da certidão semana passada :D

Não é difícil conseguir a certidão, basta você ter as informações certas e good-luck!

Arrivederci e a presto

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!