02 agosto 2013

10 dias...

2 de agosto de 2013, essa data marca que faltam somente 10 dias para nós deixarmos a ilha esmeralda, essa terrinha que nos abrigou durante um ano e que nos proporcionou momentos incríveis e aprendizados para vida toda....
Acho que agora, já tenho um bom tempo de casa e posso com toda certeza escrever o que eu aprendi com o meu intercâmbio.... abaixo segue a lista, claro alguns aprendizados foram super válidos, outros são ensinamentos do dia-a-dia.

Então, depois de 12 meses aqui em Dublin, o que eu aprendi???
Aprendi que realmente a saudade não mata, mas engorda e que você vai sentir SAUDADE, muita saudade mesmo. Saudade da sua família, da sua cultura, dos seus amigos, de coisas simples que você fazia no seu tempo livre, das horas jogadas fora com papo furado com seus amigos. Você vai sentir saudades do seu restaurante predileto, dos seus pratos preferidos. Saudade dos churrascos com amigos e família. Vai sentir falta da comida que sua mãe fazia, dos temperos, do clima, de conversar e ser totalmente entendido, de assistir TV na sua língua, de andar de carro, de dirigir...
Aprendi que homens emagrecem e mulheres engordam. Experiência própria!

Aprendi que não existe comida como a do Brasil em lugar nenhum do mundo, mas aprendi também que você pode fazer pratos que nunca imaginou fazer e que um simples ovo se transforma em um prato a altura de chef de cozinha.
Aprendi que o primeiro mundo não é rico, nós é que somos pobres. E que o transporte público realmente funciona aqui e acaba sendo melhor que carro particular. E que para o transporte moedas são cruciais.
Aprendi que andar com segurança na rua é a melhor coisa do mundo. Vou sentir saudades de sair à noite e voltar para casa a pé tranquila, sem medo do que possa me acontecer.
Aprendi que existem pessoas ignorantes em qualquer parte do mundo.
Aprendi que uma viagem de pelo menos 1 mês muda a cabeça de uma pessoa. E que todos deveriam ter essa oportunidade.
Aprendi que não existe lugar perfeito! Todos tem seus prós, mas também todos tem muitos contras.
Aprendi a me conhecer e a me virar sozinha. E com isso eu amadureci.
Aprendi que posso sobreviver com um salário mínimo e com ele ainda sobra para viajar!
Aprendi que posso sair de casa com a roupa que eu quiser, que isso não muda em nada. Apesar daqui as pessoas terem um padrão de vida melhor, eles não dão bola para aparência. Cansei de ver gente indo de pijama no mercado e para eles isso é extremamente normal, pois todos se vestem assim.
Aprendi que dinheiro nenhum no mundo dá experiência de vida.
Aprendi que os irlandeses agradecem e pedem desculpas por tudo. Sorry é a palavra mais pronunciada por aqui!!
Aprendi que frio realmente não é psicológico! Na verdade eu já sabia, eu só confirmei!!!
Aprendi que neve é lindo, nas fotografias.... não quando você tem que caminhar ou pedalar para ir para o trabalho.
Aprendi que devo SEMPRE andar com um guarda-chuva na mochila.
Aprendi amar o Google maps e que sem GPS não seria nada aqui. Não é fácil dirigir com uma criança dando as coordenadas. rsrsrs
Aprendi que conhecer pessoas, viver uma cultura diferente e visitar lugares novos é muito bom, que intercâmbio é definitivamente a melhor experiência da minha vida, que um ano fora de casa vai ser o melhor ano da sua vida, mas que é quase impossível um lugar ser melhor que o seu cantinho. Apesar de eu querer morar aqui por anos, nunca vai ser igual. Vai ser muito bom, mas jamais será igual.
Aprendi que pequenos detalhes fazem toda a diferença: ver a luz do sol, sentir uma brisa leve no rosto em dias quentes, uma tarde em um parque, um passeio na beira do rio, momentos com seus amigos, tudo isso passa um valor incrível, ainda mais quando você começa analisar aquele momento e pensar como se ele fosse o último.
E finalmente, aprendi que o sotaque Irish não é o mais sexy do mundo, como publicado aqui. :D

2 comentários:

  1. Adorei este post, bem humorado e emocionante! Parabéns Fran! Obrigado por compartilhar esses 12 meses com o publico, seu blog é 10 :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Murilo... logo logo vc estará passando por todas essas situações....
      Intercâmbio é emoção do primeiro ao último dia :D

      Excluir

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!