06 abril 2017

Parte I - Permissão de viagem (ESTA) para quem tem cidadania Europeia.

Entre tantas, uma das vantagens de ser cidadão europeu, especialmente italiano, é poder usufruir do tratamento diferenciado recebido de alguns países fora da União Europeia, como por exemplo o Japão, Canadá e Estados Unidos.
A cidadania italiana, o passaporte europeu eletrônico, não dá direito de residir e trabalhar nos EUA, tão pouco facilita a obtenção do Green Card, porém nos fornece a não necessidade de obtenção do visto de turismo na embaixada ou consulado americano, contudo, somos obrigados a fazer o ESTA (Electronic System for Travel Authorization).

Vamos entender melhor: o governo americano, criou um programa, o Visa Waiver Program, que permite que cidadãos de 38 países possam turistar nos EUA (por no máximo 90 dias) sem a necessidade de solicitação de visto. Os países beneficiados com o programa são:

Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Italia, Japão, Lativia, Liechtenstein, Lituania, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Paises Baixos, Portugal, Regno Unido, San Marino, Singapura, Eslovenia, Eslovaquia, Coreia do Sul, Espanha, Suiça, Suécia e Taiwan.

Portanto, todo cidadão proveniente de um desses países, que deseja entrar como turista e ficar no máximo 90 dias, deve fazer uma solicitação de autorização de viagem. E o que eu preciso e como se faz essa solicitação?

A solicitação vai ser feite através do site U.S. Customs and Border Protection, podendo ser feita em inglês ou português.
Para fazer a solicitação você precisa: 
*Ter um passaporte válido emitido por qualquer país participante do programa;
*Cartão de crédito ou débito válido;
*Fornecer informações pessoais e sobre seu emprego mais recente (quando se aplica).

O primeiro passo a ser feito, após entrar no site, é clicar na opção Nova solicitação.


Após clicar em nova solicitação você deve ir para a opção Solicitação Individual.


Nas pagínas seguintes irão aparecer um aviso de segurança e os termos de uso, leia-os com calma e clique em Confirmar e Continuar e marque a opção Sim, declaro ter lido e entendido essas informações e concordo com seus termos, respectivamente.

Após isso, começará a solicitação de fato, em 6 passos diferentes.


Nessas estapas preenchas todas as questões corretamente. Na quinta etapa você tem a chance de revisar todas as respostas. Porém, tem um detalhe importante, fique atento na hora de colocar os dados de cidadania, note que:

País de nascimento será sempre Brasil;
País de cidadania deverá constar Itália;
Você é cidadão de outro país? Sim;Outro país de cidadania: Brasil.


E lembre-se também que, se você já teve visto negado, não omita essa informação no momento da solicitação. Seu pedido pode ser negado, por fornecer informações que não são verdadeiras.

Na sexta etapa, você deve fazer o pagamento. No site, na página onde mostram os requisitos, ele pedem cartão de crédito, mas pode ser feito através do débito ou conta do PayPal. Nós usamos noss cartão de débido do Bank of Ireland e funcionou sem problemas, o pagamento foi aceito. A taxa cobrada são 14 doláres.


Após o pagamento ser processado e aceito, irá abrir uma nova tela com a imagem do Status da Autorização, onde aparece dados como nome, data de nascimento, número de passaporte e um número de solicitação.


O prazo para saber o resultado da solicitação é de 72 horas e você confere no próprio site que se faz a solicitação. É só clicar na opção Verificar Solicitação Pendente.

É importante dizer que:
*Somente os passaportes dotados de chip eletrõnico (emitidos após 2007) com foto digital ou leitura óptcia podem soliciatar a autorização.
*Mesmo tendo a autorização, se por algum motivo quando você chegar nos Estados Unidos, se a imigração achar que você não deve entrar no país, eles tem total direito de negar a sua estadia.

Após o seu pedido ser consedido você terá em  mãos um doumento parecido com este:

*É obrigatória a apresentação da autorização de viagem no momento do embarque. Por isso, imprima a autorização e coloque junto com o seu passaporte.


0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!