07 abril 2017

Parte II - Visto americano de turismo

Como todo mundo sabe, nós brasileiros, precisamos de visto para entrar nos Estados Unidos, por menor que seja a passagem em solo americado. No post anterior explicamos sobre a autorização de viagem que é concedida para aqueles com cidadania européia, se você ainda não viu, dá uma conferida aqui e hoje vamos falar sobre o visto de turista para o cidadão brasileiro que reside na Irlanda.

O processo não é complicado.... então vamos lá!

1- Primeiro você precisa definir o motivo da sua viagem, que no caso desse post é de turismo, então o seu visto será B1/B2 - Business/Tourist.

2 - O segundo passo, e literalmente o começo da solicitação é, preencher o formulário DS-160, disponível no Site Oficial do Consulado Americano para Aplicação Eletrônica.
* Você pode preencher o formulário em inglês ou português.
* Na página inicial do formulário você deve preencher o país de onde você estará fazendo a aplicação que no nosso caso é Irlanda, um código de verificação e clique em Start An Application.


*Antes de começar a aplicação, verifique se você tem todos os documentos necessários. Confira aqui (em inglês).
Após preencher todos os dados solicitados, você poderá revisar tudo o que foi colocado no formulário. Revise com atenção, pois, um erro pode comprometer a aprovação do visto.

4 - Com o formulário preenchido, entre no site do Official U.S VISA information and Appointment Services para realiar o pagamento e o agendamendo da entrevista.
*Clique em Apply
*Selecione a opção "I have completed the U.S Nonimigrant Visa Applocation (DS-160) form and I need to apply for a visa".
*Siga as instruções para finalizar.

Para fazer o pagamento ($160) você pode utilizar cartão de crédito, através do Bank Draft ou Postal Order. 

Após o pagamento ter sido feito, você terá que agendar uma entrevista na Embaixada. Você faz o agendamento pelo site ou por telefone, através do (01)903-6255.

5 - No dia da entrevista, leve com você:
* Comprovante que você só vai aos Estados Unidos à passeio;
* Carta de escola  da Irlanda (se for o caso de estudante) ou do trabalho;
Passagem de volta.
* Comprovantes que mostrem o seu vínculo com a Irlanda: contas de luz, contrato de aluguel, contrato de trabalho - quantos mais provas você tiver que voltará para a Irlanda melhor.
* Será necessário também, você provar que tem condições de se sustentar durante o período que você ficará nos Estados Unidos - para isso, você pode utilizar extratos de banco, cartão de crédito ou dinheiro.
* Cópia da página de confirmação do Formulário DS-160, Confirmação de Agendamento e passaporte brasileiro.

6 - No local de entrevista, você deve pegar a senha para o Non-immigrant. Em um primeiro momento eles checam os documentos e em uma segunda chamada recolhem suas impressões digitais e por fim é feita a entrevista.
Seu passaporte fica retido por alguns dias e eles te retornam pelo correio (paga-se uma taxa) ou você mesmo pode buscar, sob agendamento. 

Endereço da Embaixada Americana em Dublin
U.S. Embassy Dublin
42 Elgin Road
Ballsbridge
Dublin 4


Mais informações:
U.S Visas
Now vistos - ensina o passo a passo para o preenchimento do formulário DS-160.

Espero que esse post ajude quem está nessa saga de conseguir o visto americano.
Boa sorte!

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!