13 outubro 2012

Brasil e Irlanda firmam acordos no Ciência sem Fronteiras


O presidente da Irlanda, Michael Higgins, visitou nesta terça-feira (9/10) o Palácio do Planalto para uma reunião bilateral com a presidente Dilma Rousseff.  Ele veio a Brasília para firmar, junto ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dois acordos de cooperação no Ciência Sem Fronteiras, programa do governo federal que incentiva estudantes brasileiros a cursarem graduação e pós-graduação no exterior.
Higgins foi recebido às 15h no Palácio do Planalto por Dilma e pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. 
Em discurso, Mercadante disse que a parceria com o país não foi por acaso. "É preciso reconhecer o alto padrão irlandês na educação. O interesse é levar o Programa Ciência sem Fronteiras para firmar mais uma parceria intensa, garantindo boa formação para os estudantes e pesquisadores brasileiros e, assim, aproximar ainda mais a relação diplomática com a Irlanda."
Higgins defendeu o intercâmbio com pesquisadores brasileiros. "Ciência e tecnologia são áreas que precisam de  investimento independentemente de fronteiras. Além da cooperação econômica, é uma honra participar do processo educacional do Brasil", disse.
Até 2015, a expectativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), junto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é que 101 mil brasileiros estudem em universidades de todo o mundo, por meio do Ciência sem Fronteiras.
Ao deixar a reunião, o irlandês conversou com a imprensa e elogiou a presidente brasileira.
"Vocês têm uma presidenta muito maravilhosa. Nosso encontro foi muito positivo. Estávamos muito ansiosos por esse encontro, que foi profundo, não só no contexto de comércio, mas também entre todas as nossas instituições", disse o chefe de Estado.
A primeira-dama irlandesa, Sabina Higgins, acompanhou o marido e trocou vários abraços e conversas reservadas com Dilma enquanto o marido não chegava ao encontro de sua comitiva.
Enquanto Dilma e Higgins estavam reunidos, Sabina, que é atriz, quis visitar a mostra de seis quadros do pintor italiano Michelangelo Caravaggio – em exposição no palácio desde o último dia 6/10. Ela conversou com os monitores da mostra e pediu dicas de escritores brasileiros a eles.
Ao final da reunião bilateral, Dilma também visitou a exposição ao lado de Higgins. Foi Dilma quem abriu a mostra, durante cerimônia no último dia 5/10.
"Tínhamos um Caravaggio na galeria nacional da Irlanda, que é uma mostra permanente para o povo irlandês. Estava lá há anos e ninguém sabia que era um Caravaggio. Foi descoberto pelos julgadores como sendo de Caravaggio. O que nós tínhamos era um original", contou Michael Higgins após visitar a mostra do pintor.

O presidente irlandês se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff para também tratar da ampliação de parcerias comerciais e econômicas. Higgins fiou no Brasil até quinta-feira (11/10).

Encontro com Lula
 
Michael Higgins encontrou-se com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (8/10), em um hotel de São Paulo. Durante cerca de uma hora, eles conversaram sobre a crise econômica europeia e sobre desemprego, segundo informou a assessoria de Lula.
Lula convidou o irlandês a participar de um encontro internacional para discutir o enfrentamento da crise e a redução da pobreza, ainda de acordo com assessoria. Higgins presenteou Lula com uma camisa da seleção de futebol da Irlanda.
Fonte: G1 e Jornal Agora

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!