22 outubro 2012

Semana do Halloween: Parte I

História do Halloween



Halloween é um feriado anual que ocorre em 31 de outubro, véspera da festa cristã de Todos os Santos (1º de Novembro). Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. A crença chegou aos Estados Unidos e Canadá levada pelos imigrantes irlandeses que fugiam da crise de fome que seu país passava naquela época, em meados do século XIX.
Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão"). A origem da festa remonta às tradições dos povos de Gália e das ilhas Britânicas entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:


  • A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. As festividades do Samhain eram celebradas entre os dias 5 e 7 de novembro. Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra". Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo e que alguns dos espíritos dos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.


  • Já a origem cristã vem do século IV, quando a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".


Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Na Irlanda, o 31 de outubro é muito mais celebrado que o 31 de dezembro, ainda que a cultura druida não vigore mais, por ser a data do ano novo Celta. Talvez parte da resistência em salvar um pouco de sua cultura original, algo bem forte no povo irlandês.


0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!