23 outubro 2012

Semana do Halloween: Parte II



O Halloween é um tipo de celebração pagã dos antigos povos celtas. Os símbolos presentes nesta comemoração são:

Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria

 

Vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

 
Caldeirão: Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.



Bruxas: são as principais simbologias dessa festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Pensa-se que ela servia para transporte das bruxas, mas não é verdade.

Moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

Bilhetes com os pedidos: devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.

Aranha: simboliza o destino. O fio que tecem suas teias é o meio, o suporte para seguir em frente.

Morcego: simbolizam a clarividência, pois veem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.

Sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

Gato preto: símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo. Outras superstições acerca dos gatos são que esses são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.

As cores que simbolizam essa festa são:

Laranja: cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.

Preto: cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.

Roxo: cor da magia ritualística.


Enjoy it.
Fran

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!